Área do Assinante Online

  • Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014
  • Braço do Norte - SC
18 de Fevereiro de 2011 - 11:02:23

Geral

É hora de decidir em quem votar

Eleição que decidirá que comandará a Cerbranorte acontece neste domingo. Equipe da cooperativa prepara os últimos detalhes para o associado ir às urnas
Há dois dias para a eleição que vai definir a nova diretoria da Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte), os trabalhos são voltados para deixar tudo em ordem para a votação. Nesta semana, a equipe que coordena a eleição apura os últimos detalhes para a realização do processo eleitoral. As urnas, onde serão depositados os votos, já estão na sede da Cerbranorte e no domingo estarão nas 17 sessões, espalhadas no Educandário Municipal de Braço do Norte e na Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, em Rio Fortuna.

[caption id="attachment_8161" align="aligncenter" width="600" caption="URNAS já estão na sede da Cerbranorte e comissão eleitoral as prepara para a eleição no domingo"][/caption]

De acordo com a coordenadora da área comercial da cooperativa e que organiza o processo eleitoral, Deisi Faust Vieira, cada eleitor recebeu em sua casa, uma correspondência, que informa o local de votação de cada associado. “É importante que o cooperado não se esqueça de levar um documento com foto para poder votar e se caso tenha pagas as faturas atrasadas depois de quinta-feira (ontem), levá-las junto para comprovar que está em dia com os seus débitos”, informa.

Todo o processo de eleição é acompanhado por uma comissão, formada por funcionários da cooperativa, membros dos conselhos - fiscal e administrativo - e por representantes de cada uma das três chapas que disputam a eleição. “Estamos trabalhando de forma transparente para não deixar nenhuma dúvida. Vale lembrar que os associados têm nas mãos o futuro da cooperativa”, salienta a coordenadora de Recursos Humanos e membro da comissão eleitoral, Jackelini Bianchini Philippi.

Cerca de 12 mil estão aptos para votar

O número não é exato, mas de acordo com a comissão eleitoral da Cerbranorte, cerca de 12 mil associados estão aptos para votar. “Essa é a nossa estimativa, já que o nosso sistema, se contabilizarmos quem está em dia hoje vai gerar um número, mas se o associado pagar a fatura amanhã já muda a quantidade”, exemplifica Deise Faust Vieira.
Cada voto é contabilizado por sócio, e não por relógio medidor. “Se um associado possui três relógios, ele só poderá votar uma única vez. Mas, se for um como pessoa física e um como jurídica, tem direito a dois votos.
Para isso, vale lembrar que ele terá que estar em dia com a Cerbranorte”, alerta Jackelini Bianchini Philippi.

Assembleia vai definir salário de presidente e vice

Antes de decidir que vai comandar a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) o associado vai definir o salário do futuro presidente e vice. Essa decisão será feita durante a Assembleia Geral, que acontece sábado, 19, às 17 horas, em primeira convocação. “Essa é a oportunidade que o cooperado tem de acompanhar todos os processos da Cerbranorte. Às vezes os associados se perguntam, e nos perguntam, por que o presidente ganha um salário alto, mas esquecem que quem define isso são eles”, observa a coordenadora de RH, Jackelini Bianchini Philippi.
“Além disso, será na assembleia que o associado ficará a par do que foi gasto em 2010, onde o dinheiro foi investido e o que sobrou para 2011”, informa Deise Faust Vieira que lembra que os investimentos para este ano serão expostos também na assembleia.

Voto não é obrigatório, mas associados afirmam que vão às urnas

A votação para a escolha da nova diretoria da Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) não é obrigatória, no entanto, é a oportunidade do associado definir os futuros da cooperativa.
Na pesquisa que a Mastersys realizou com 409 associados, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro (de sábado a segunda-feira) nos municípios de Braço do Norte e Rio Fortuna e que a Folha do Vale divulgou em 11 de fevereiro, apenas 17,36 dos sócios falaram que não iam votar na eleição. O cenário hoje não é diferente. Os cooperados afirmam que vão às urnas neste domingo. É o caso do agricultor Evandir Brugnara, que pelo bom atendimento que recebe na cooperativa decidiu sair de casa para depositar sua vontade na urna. “Nós que moramos no interior somos sempre muito bem atendidos. Além disso, quem não vota não tem direito a reclamar depois”, afirma.

Fique por dentro

Quem pode votar?
Todos os cooperados que se associaram a Cerbranorte antes de 17 de janeiro de 2011; que estão em dia com os débitos de fatura da cooperativa e que tenham unidade de consumo devidamente ligada.

Até quando pode quitar os débitos para votar?
Os débitos devem ser pagos até sábado, 19 de fevereiro. No entanto, se o cooperado pagou a sua fatura depois de quinta-feira, 17, deve levar o comprovante de pagamento, junto à fatura e apresentar na hora da votação.

Quais documentos são necessários?
No caso de pessoa física, um documento original com foto. Para as pessoas jurídicas deverão apresentar o contrato social e a última alteração contratual, ou ata para comprovação do representante legal. Para as entidades, será necessário apresentação do livro de ata ou estatuto. Não será permitida votação com procuração.
Onde o cooperado vota?
Para os associados de Braço do Norte a votação acontecerá no Educandário Municipal Antônio Rohden, na Rua Getúlio Vargas, 780, no bairro Santa Augusta.
Para os associados de Rio Fortuna, a votação acontecerá na Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, na Rua 22 de Julho, 120, Centro.

Qual o horário da votação?
As urnas serão abertas às 9 horas e a votação será encerrada às 17 horas.

Onde acontece a apuração?
A apuração será realizada na sede da Cerbranorte, com a presença de representantes das três chapas e a coordenação da eleição.

Quando a nova diretoria assume a Cerbranorte?
Depois de um pedido do advogado Mauro Philippi,  que alegou que a atual gestão encerra o mandato em 31 de março, a Justiça determinou que a posse dos eleitos acontecerá em primeiro de abril.

Eleição terá cobertura em tempo real

Durante a eleição da Cerbranorte no próximo domingo, 20 de fevereiro, a equipe da Folha do Vale acompanhará todos os momentos da votação que elegerá o novo presidente da cooperativa. No endereço www.folhadovale.com.br o internauta poderá conferir em tempo real tudo o que acontecerá nos bastidores da disputa. A cada fato, as informações serão disponibilizadas no endereço eletrônico.

Você vai votar na eleição para a diretoria da Cerbranorte?

“Vou votar pela afinidade com os candidatos, porém não acredito que quem ganhar vai resolver todos os problemas da cooperativa, pois ele não irá mandar sozinho”
Zanir Uliano, empresária

“Vou votar pelo ótimo atendimento prestado pela cooperativa para nós que moramos no interior. Além disso, quem não vota não tem direito a reclamar depois”
Evandir Brugnara, agricultor

“Devemos votar com consciência e não por um favor prestado ou dinheiro. Você escolhendo o candidato pela competência, já está sujeito a erro, imagine votar por votar”
Augusta R. Borgueti, auxiliar de enfermagem

Comentários

Preencha os campos abaixo corretamente e aperte OK.
  • Um valor é requerido.
  • Um valor é requerido.Formato inválido.
  • Um valor é requerido.Um valor é requerido.O valor excedeu o número de caracteres.
  • CAPTCHA Um valor é requerido.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
  • Av. Felipe Schmidt, 2244 - Piso 2 - Sala 17
  • Centro - CEP 88750-000
  • Braço do Norte - Santa Catarina
Folha - O Jornal - Todos os direitos reservados © 2012