O último ano vem sendo de grandes mudanças em diversos setores no Brasil. Para quem tem o sonho de se aposentar, é preciso ficar atento as novas regras para se aposentar em 2021.
Durante o decorrer desse último ano, houve algumas alterações nas regras que previstas antes na Previdência Social, um deles é ao direito de aposentadoria.
No entanto, é preciso ficar atento quanto as datas nas quais essas novas regras começarão a serem impostas.
Por exemplo, se os requisitos para solicitar a aposentadoria forem preenchidos até o dia 12/11/2020, as regras nas quais serão aplicadas são as antigas.
Agora, caso o sujeito venha a esquecer de fazer o preenchimento até essa data, e o fizer posteriormente, as regras nas quais serão válidas são as novas, ou seja, as de 2021.
Uma dica que pode te ajudar na hora de compreender um pouco mais sobre a documentação necessária e qual será a regra aplicada ao seu caso, o ideal é recorrer ao planejamento previdenciário.
Quais são as novas regras para se aposentar em 2021?
Para o novo ano que está para se iniciar, será preciso que os homens e as mulheres, a depender de sua idade, sigam as regras específicas de sua categoria.
Além disso, um outro adendo importante é ficar atento ao tempo de contribuição e aos pontos gerados individualmente.
A regra dos pontos no qual é utilizada na aposentadoria pode ser contada da seguinte maneira:
No caso das mulheres, o limite máximo de pontos é 92. Assim, será acrescido 1 ponto, até que esse total venha a ser finalizado.
Quanto aos homens, a pontuação deverá chegar até os 100 pontos. Portanto, deverá ser acrescentado de um em um ponto, até que esse valor seja atingido.
Para exemplificar melhor, podemos exemplificar da seguinte forma:
- Homem: 30 Anos de Contribuição + 83 pontos;
- Mulher: 25 Anos de Contribuição + 93 pontos.
LEIA TAMBÉM: Pix passa a funcionar em 16 de novembro – Saiba tudo sobre o Pix
A pontuação irá ser modificada quando estiver fazendo referência a aposentadoria por tempo de contribuição.
Nas novas regras para se aposentar em 2021, os homens irão precisar atingir um limite de 105 pontos, para que estejam aptos a se aposentarem.
Enquanto as mulheres, precisam somar um total de 100 pontos para terem direto ao benefício.
Além disso, é preciso que, em ambos os casos, o sujeito tenha completado o requisito quanto ao tempo de contribuição.
Sendo esse de 30 anos para as mulheres e 35 anos para indivíduos do sexo masculino.
Como funciona a aposentadoria por idade?
Aplicando ainda as novas regras que serão impostas em 2021, existe uma outra possibilidade quanto a aposentadoria.
Por exemplo, quando um sujeito atinge uma certa idade, ele terá direito a se aposentar perante a lei, desde que tenha cumprido todos os requisitos necessários para efetuar tal ação.
No caso dos homens, esses deverão apresentar 65 anos de idade e 15 anos de contribuição quanto a previdência social.
Já para as mulheres, as regras são um pouco diferenciadas quanto a contagem dos pontos. A idade para a aposentadoria é de 61 anos, mas deve ser acrescido 6 meses de idade até que ela venha completar os 62 anos.
Portanto, uma mulher irá precisar ter 61 anos de idade e 15 anos referente a contribuição na previdência social.
Para não perder os seus direitos, fique atento a qual categoria está enquadrado. Afinal, são muitas informações e nem sempre será possível compreender sobre tudo.
Busque ficar atento as pontuações que são requeridas em cada categoria, bem como a faixa etária e tempo de contribuição.
Caso não sejam atingidas essas marcas solicitadas pelo INSS, sua aposentadoria poderá passar por problemas.
Qual o valor da aposentadoria em 2021?
Depois da Reforma que houve nesse setor, o valor final da aposentadoria sofreu algumas alterações.
Até o momento, na qual foram projetadas as novas regras para se aposentar em 2021, os aposentados não irão ter direito a nenhum aumento no próximo ano.

Os valores da aposentadoria variam conforme o salário recebido. Fonte: INSS
Os valores serão pagos conforme o salário mínimo, sendo o máximo a ser recebido por um aposentado, um total de R$ 6.229,18.
Entretanto, é importante ressaltar que o valor sofre alterações conforme a categoria na qual cada indivíduo irá se encaixar.
Por exemplo, se uma pessoa recebe 1 salário mínimo, esse será o valor no qual ele terá direito a um benefício nesse mesmo valor.
Mas, de maneira geral, as novas regras para se aposentar em 2021 seguem com base nas categorias e condições impostas por cada uma delas.